Qual a importância do e-mail marketing para as pequenas e médias empresas?

by webmaster

 

Qual a importância do e-mail marketing para as pequenas e médias empresas em 2021?

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Se há uma coisa que a pandemia nos fez perceber é que os planos podem mudar facilmente. O que quer que você preveja hoje pode não ser exato amanhã. Você precisa estar constantemente de olho nas últimas tendências e projeções para ficar à frente da concorrência.

No início de 2020, surgiram rumores de que o marketing por e-mail tinha um último suspiro a dar. Em seguida, a pandemia atingiu e a situação mudou. Ao longo do ano passado, as empresas mudaram rapidamente para os canais digitais, tornando o marketing por e-mail novamente quente!

Os comerciantes por e-mail estão enviando 27% mais e-mails do que antes do corona vírus.
[HubSpot]

Embora esta seja definitivamente uma boa notícia, especialmente porque os números de engajamento do boletim informativo por e-mail também aumentaram, precisamos ter cuidado! Para corresponder à sua concorrência e vencer sua estratégia de marketing por e-mail, você precisa estar atualizado sobre as últimas tendências.

O NetHunt está pronto para lhe dizer o que está na moda e o que não está no ano de 2021!

  1. Incorporação de Inteligência Artificial nas Práticas de Email Marketing

Inteligência Artificial (IA) ainda é um conceito confuso para muitas empresas. Tanto os novatos em marketing quanto os profissionais de marketing ainda mais experientes são céticos quanto ao uso de IA para o marketing por e-mail.

A verdade é que há mais dados disponíveis online do que qualquer profissional de marketing poderia coletar e processar, mesmo que usasse tecnologia avançada e software de ponta. Ao contrário, a IA é capaz de lidar com essa tarefa com o mínimo de esforço aplicado.

Segmentação de lista, análise de conteúdo e alcance eficaz: todas as tarefas que a IA já pode fazer melhor do que os humanos. Também há evidências de que o escopo das habilidades da IA ​​está aumentando (em breve, ela será capaz de completar a maioria das tarefas humanas), o que significa que é hora de aprender como usar a Inteligência Artificial para otimizar suas campanhas de marketing por e-mail de forma eficaz.

automação de marketing

  1. Hiperpersonalização do marketing por e-mail

Existem muitos objetivos diferentes que uma campanha de marketing por e-mail pode almejar, começando com o aumento do conhecimento da marca e terminando com o reengajamento dos clientes. No entanto, o objetivo final de qualquer campanha de marketing por e-mail é gerar mais receita e obter mais lucro. Nos últimos anos, os profissionais de marketing concluíram que uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio da personalização completa.

Essa tendência anda de mãos dadas com a anterior. O uso da Inteligência Artificial torna mais fácil garantir a personalização, obtendo mais dados sobre seus clientes. Os clientes regulares estão cada vez mais cientes do volume de informações coletadas sobre eles. Naturalmente, eles esperam que seja usado para acomodar melhor suas necessidades; eles apenas concordam em fornecer suas informações pessoais em troca de ofertas mais personalizadas.

Infelizmente, ainda existem empresas que não percebem a importância da personalização no marketing por e-mail. De acordo com pesquisa conduzida por Janrain e Blue, quase todos os consumidores (96%) receberam informações ou promoções mal direcionadas. Os tipos mais comuns de conteúdo de e-mail mal direcionado incluem:

  • “Uma oferta que mostra claramente que não sabem quem eu sou”, relatou 71% dos clientes.
  • “Informações misturadas em diferentes métodos de comunicação”, experimentadas por 51% dos clientes.
  • “Erros cometidos sobre informações básicas sobre mim”, vivenciados por 41% dos clientes.

Todos esses erros podem ter efeitos prejudiciais graves no resultado de sua campanha. Ao receber um e-mail não personalizado ou mal direcionado, 94% dos clientes relatam ter realizado pelo menos uma das seguintes ações:

  • 68%: Exclui e-mails automaticamente.
  • 54%: cancelar assinatura de e-mails.
  • 45%: categorizar e-mails como ‘lixo’ ou ‘spam’.
  • 29%: Torne-se menos disposto a comprar produtos.
  • 13%: Visite o site com menos frequência.
  • 10%: Nunca visite o site novamente.

A falta de personalização da campanha de marketing por e-mail pode resultar em qualquer coisa, desde a degradação da lista de mala direta a um fracasso geral da campanha de marketing por e-mail devido aos custos exorbitantes.
Além disso, a personalização tem vários outros benefícios comprovados estatisticamente:

  • Os e-mails de aniversário são capazes de gerar cerca de 342% mais receita / email do que um e-mail promocional normal. [Experian]
  • As mensagens personalizadas têm um ROI de 122%. [ Instapage]
  • Linhas de assunto personalizadas podem gerar taxas de abertura aproximadamente 50% maiores do que linhas de assunto padrão. [ Oberlo]

Essa tendência é particularmente quente, e a importância da personalização se fortalece a cada dia. É por isso que se espera que o mundo dos negócios se concentre na hiperpersonalização do marketing por e-mail em 2021, em vez de apenas personalizar partes das campanhas. Veja como obter o máximo dessa tendência:

  • Adaptação de mensagens e promoções por segmento de público;
  • Recomendar produtos ou conteúdo por segmento de público;
  • Uso de e-mails disparados enviados com base no comportamento do visitante / usuário / comprador;
  • Produtos ou conteúdo recomendado por indivíduo.
  1. Automação de marketing por e-mail: o poder das campanhas de gotejamento

Tradicionalmente, as campanhas de marketing por email consistem em vários e-mails separados, todos controlados por um profissional de marketing. Cabe ao profissional de marketing decidir quando e por que um e-mail específico é enviado aos assinantes da lista de mala direta.

Em 2021, isso vai mudar. O marketing por e-mail está se afastando da campanha manual e usando a automação com mais frequência.

Automação de marketing por e-mail (também conhecida como campanhas de gotejamento ) refere-se a uma estratégia de marketing por e-mail que usa sequências de e-mails baseados em gatilhos em vez de tiros únicos. Isso garante uma comunicação consistente e coesa entre os assinantes e a empresa. Além disso, dá ao cliente uma sensação de controle sobre sua caixa de entrada. No mundo atual de sobrecarga de conteúdo, a última coisa que uma pessoa deseja ver em sua caixa de entrada é mais um e-mail inútil e desnecessário. Não importa o quão bom seja o conteúdo, ele parece intrusivo e com spam quando surge do nada.

É por isso que as campanhas de email indireto tendem a ter um desempenho melhor do que as campanhas de email regulares. Ações específicas realizadas pelos usuários ativam o lançamento da sequência. Os e-mails enviados como parte de uma campanha de gotejamento são mais responsivos e criam uma comunicação muito mais “amigável” entre as partes. Eles não são opressores; todas as informações necessárias vêm em ‘gotas’, poupando o esforço de ter que percorrer uma cópia robusta. O cliente obtém a informação exata que espera receber.

Os e-mails automatizados têm taxas de cliques 119% mais altas do que os e-mails de difusão.
[Epsilon]

Agora, há um conflito de interesses. Por um lado, temos consumidores. Ninguém quer que sua caixa de entrada fique entupida. As pessoas estão cansadas de mover e-mails chatos e irrelevantes para a pasta de lixo em massa. Por outro lado, há estatísticas que comprovam que os varejistas que enviam uma série de e-mails de boas-vindas obtêm 13% mais receita do que aqueles que desistem depois de enviar apenas um. [ Internet Retailer 500 ] Isso significa que você está perdendo uma oportunidade valiosa se parar em apenas um e-mail.

A única solução viável aqui é enviar e-mails apenas quando você sabe que o destinatário está interessado em recebê-los. Uma campanha de gotejamento faz exatamente isso! A automação de e-mail baseada em comportamento pode ajudá-lo a melhorar seus resultados de marketing por e-mail em 2021, pois resolve efetivamente o conflito de interesses.

Se você deseja fornecer os e-mails automatizados mais precisos, é necessário organizar o processo. Para estar no controle de todos os processos, você deve delegar a tarefa a um sistema CRM dedicado . Dessa forma, você teria a chance de saber quem, o quê e onde está acontecendo ao longo de seus pipelines de vendas.

  1. Conteúdo gerado pelo usuário

Outra grande tendência que surgiu no início deste ano e deve atingir seu potencial máximo em 2021 é a utilização de conteúdo gerado pelo usuário em campanhas de email marketing. Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é qualquer forma de conteúdo (texto, vídeos, imagens, áudio) criado por usuários finais de bens ou serviços.

Há evidências que sugerem que o conteúdo gerado pelo usuário promove a conversão. Uma grande parte dos consumidores ( 82% ) afirma que as avaliações geradas por usuários são extremamente valiosas. Aproximadamente 70% de todos os consumidores baseiam sua decisão de compra nas avaliações e avaliações de outros usuários. Portanto, quando os profissionais de marketing por e-mail incluem isso em seus e-mails, eles aumentam os níveis de confiança em relação aos produtos ou serviços promovidos.

Além disso, o UGC também pode atuar como conteúdo em si. Se você está lutando para cumprir suas cotas de conteúdo de e-mail, sempre pode contar com o conteúdo do usuário para incrementar sua campanha.

  1. E-mails interativos

Essa tendência já existe há algum tempo, mas só vai se tornar mais forte em 2021. E-mails responsivos interativos são o Santo Graal do marketing por e-mail. Eles aumentam o envolvimento do cliente e aumentam significativamente a interação por e-mail.

Alguns elementos de e-mail interativos que devem chiar em 2021:

  • Botões animados e CTAs;
  • Efeitos de rollover para mostrar ofertas de produtos;
  • Imagem interativa e carrosséis de produtos, controlados pelo usuário;
  • Recursos de acordeão projetados para tornar os e-mails longos mais compactos;
  • Pesquisas, enquetes e conteúdo interativo gerado pelo usuário.

Tudo isso está conectado com outra tendência de marketing por e-mail interativo – a gamificação do marketing por e-mail . As soluções gamificadas oferecem uma vantagem competitiva ao se destacar entre os demais e-mails nas caixas de entrada dos assinantes.

  1. Novo design do e-mail

Você deve ter visto este vindo. O design do e-mail é de longe uma das partes mais fluidas e dinâmicas do marketing por e-mail. É criativo e extremamente subjetivo, o que significa que está sujeito a ser influenciado por muitos fatores externos.

Todos os anos, semanas de moda em todo o mundo nos oferecem uma visão do que vai estar na moda nas próximas estações: as cores, tecidos e silhuetas mais modernos. Da mesma forma, as tendências do webdesign mudam de estação para estação, ditando como deve ser uma cópia de e-mail bem-sucedida.

No entanto, quando se trata de marketing por e-mail, há mais razões por trás de uma mudança repentina na aparência dos e-mails do que apenas na estética. Hoje, 81% das pessoas em cada grupo demográfico verificam seus e-mails usando um dispositivo móvel. Para permanecerem relevantes, os profissionais de marketing por e-mail precisam ajustar sua cópia para caber na tela dos smartphones.

Em 2021, as tendências de design de e-mail mais recentes cobrem as seguintes áreas …

  • Minimalismo. Muitos profissionais de marketing preveem que o amor do público pelo minimalismo logo se refletirá nas campanhas por e-mail. E-mails organizados e bem estruturados com um único objetivo e mínimos detalhes irrelevantes vão reinar no ano que vem.
  • Modo escuro. Desde que a Apple introduziu o modo escuro, ele se tornou a nova norma para dar às pessoas a chance de abraçar seus góticos internos, ahem , ajustar o brilho e olhar para a tela sem ter que apertar os olhos por causa do brilho.
  • Cores vivas e ousadas. É tudo uma questão de se fazer visto. Embora você não queira sobrecarregar um e-mail com muitas imagens, você definitivamente deseja atrair a atenção do assinante com blocos de cores ousados.
  1. Foco na privacidade

Quando o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) foi lançado em 2018, o mundo do marketing por e-mail mudou. Ainda nos últimos dois anos, ainda não se adaptou completamente às novas realidades. Em 2021, o foco na privacidade de dados continua sendo uma tendência contínua de marketing por e-mail.

Apenas 8% dos consumidores confiam nas marcas para manter suas informações pessoais seguras.
[Dados NTT]

Ser atencioso e fornecer a seus assinantes a opção de cancelar a assinatura de listas de e-mail garante que a lista permaneça atualizada. À medida que as pessoas que não querem mais receber mensagens suas vão embora, você pode se concentrar melhor naqueles que ficam e atrair novos assinantes interessados ​​no que você tem a oferecer.

Você deve revisar toda a legislação relativa à privacidade eletrônica e incluir todos os elementos em futuras campanhas de marketing por e-mail para garantir a conformidade.

Em suma, já podemos dizer que 2021 está prestes a ser um ano desafiador, mas interessante. Existem muitas tendências novas emergindo e as mais antigas ainda estão em pleno vigor. Depende de você, se você vai tirar vantagem deles e derrotar a concorrência. Boa sorte!

 

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FERRAMENTAS NINJA PARA O MARKETING DIGITAL 04/06/2021 - 3:54 pm

[…] Entenda qual a importância do e-mail marketing para pequenos e médios empresários […]

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