Como vender no Pinterest: um guia completo para iniciantes

by webmaster

O pinterest é uma plataforma que começou como um lugar para encontrar as mais recentes idéias e receitas do faça você mesmo, agora se tornou um importante mecanismo de busca para compras.

Com quase 459 milhões de usuários ativos na plataforma, o Pinterest é um dos melhores lugares para vender seus produtos. Curiosamente, um ponto de dados sugeriu que 47% de seus usuários estão visitando o Pinterest apenas para comprar e pesquisar novos produtos.

Estas são as razões pelas quais você deve considerar esta plataforma para vender seus produtos.

Por que você deve vender no Pinterest?

Contents

O Pinterest tem muito potencial para conquistar novos clientes todos os dias. Além disso, descobriu-se que os clientes do Pinterest pagam mais por pedido do que a maioria das outras plataformas sociais.

Como vender no pinterest

No entanto, não é fácil fazer vendas no Pinterest sem a orientação certa e o planejamento adequado. Você precisa encontrar seu público-alvo e colocar seus produtos na frente deles. Neste artigo, listamos algumas das melhores maneiras de vender no Pinterest.

Deixe sua marca pronta para vender no Pinterest.

Agora você decidiu vender seus produtos no Pinterest. Mas antes de tentar vender qualquer coisa, primeiro você precisa fazer algumas configurações iniciais para preparar sua marca.

Configure sua loja online

Se você planeja vender em plataformas sociais como o Pinterest, é importante ter uma loja online profissional configurada, onde todos os detalhes sobre o produto sejam mencionados.

Não se preocupe! Você não precisa ser um designer profissional para montar sua loja. Com muitos construtores de sites de comércio eletrônico disponíveis online, é fácil construir uma loja online com seus recursos de arrastar e soltar. Empresas como Shopify e BigCommerce fornecem a seus usuários modelos prontos para configurar sua loja online.

Você também pode criar sua loja usando plataformas de comércio eletrônico populares como nuvemshop, woocommerce ou Magento com um servidor de hospedagem na web ideal. No entanto, este método de criação de uma loja online requer mais conhecimento técnico.

Claro, dependendo do seu produto, você também pode estabelecer outras plataformas como sua loja online e comercializar sua loja do mercado livre no Pinterest como tantos outros proprietários de empresas fazem.

Assim que sua loja online estiver configurada, vamos prosseguir para a próxima etapa.

Uma outra forma que cresce a cada dia mais é o mercado de afiliados onde os produtos e info produtos são divulgados por afiliados em troca de comissões e também faz uso do Pinterest como forma de divulgação.

Defina o seu público-alvo

Antes de iniciar suas campanhas online em qualquer plataforma, é fundamental conhecer o seu público-alvo. Com o conhecimento adequado de sua persona ou avatar, você pode entender facilmente como configurar a campanha para gerar mais conversões na plataforma Pinterest.

Alguns dos fatores que você precisa considerar são perfil profissional, renda, interesses, localização e faixa etária.

Por exemplo, se você está vendendo um produto Premium no Pinterest, pode excluir a faixa etária de 18 a 20 anos, já que a maioria dos usuários nessa faixa etária não tem potencial para comprar seu produto.

Configure uma conta empresarial no Pinterest

Ter uma conta pessoal no Pinterest é totalmente diferente de ter uma conta empresarial. Na conta pessoal, só se pode salvar os pins e ver os trending topics. Por outro lado, é possível ver as análises, os principais pins e exibir anúncios na conta comercial do Pinterest.

Você pode criar uma conta comercial no Pinterest e conectá-la à sua conta pessoal ou deixá-la como uma conta comercial independente.

Veja como você pode criar uma conta empresarial para ambas as opções:

Conectar conta comercial com conta pessoal

  • Em primeiro lugar, faça login em sua conta pessoal do Pinterest
  • No canto superior direito, clique em seu perfil e selecione a opção “Adicionar uma conta empresarial gratuita”.
  • Agora, preencha suas informações comerciais e outras informações obrigatórias e clique em enviar.

Você está pronto para começar com seu primeiro pin agora!

Criar conta comercial autônoma

  • Acesse o seguinte URL: pinterest.com/business/create
  • Agora, clique em criar conta
  • Preencha suas informações comerciais e selecione suas preferências de publicidade.

Estas são as duas maneiras de criar sua conta comercial no Pinterest.

Use a marca para sua conta

Como qualquer outra plataforma de mídia social, até mesmo uma conta do Pinterest deve estar alinhada com sua marca.

Tenha uma imagem em alta resolução da sua empresa como capa do perfil e o logotipo como foto do perfil. Certifique-se de que as imagens usadas em seu perfil do Pinterest correspondem a outros identificadores sociais de sua marca. E, finalmente, adicione suas informações de contato em sua seção de biografia para que os clientes possam entrar em contato em caso de dúvidas.

Nem é preciso dizer que sua seção de biografia deve ter uma descrição da sua marca e otimizada para SEO de sua empresa e produtos e serviços semelhantes ao que você teria em outras plataformas sociais.

Verifique seu site e link

A etapa final para configurar seu perfil de negócios no Pinterest é reivindicar seu site. Depois de inserir o link do seu site na seção de perfil, o Pinterest fornece uma tag HTML que precisa ser inserida no código-fonte do seu site. Depois de colocar o código HTML em seu site, clique no botão reclamar. Ele verificará seu site em menos de um minuto.

Como vender no Pinterest?

Agora sua marca está preparada para vender. É hora de conhecer alguns dos melhores métodos para vender seus produtos no Pinterest.

Crie visuais de alta qualidade

Em primeiro lugar, o Pinterest é um mecanismo de descoberta visual, o que significa que imagens impressionantes e de alta qualidade desempenham um papel crucial no aumento das vendas de seu produto.

Uma combinação de belas fotografias, imagens de tamanho adequado e o conjunto certo de fontes que acompanham sua marca pode aumentar o CTR e as vendas por meio do Pinterest.

Ter o logotipo de sua marca em cada uma das imagens pode ajudar os usuários a salvar seus pins e comprá-los no futuro. Você pode até usar fotos de alta qualidade livres de royalties e transformá-las em gráficos atraentes com ferramentas como Canva ou Stencil .

Abaixo estão algumas dicas para criar pins que chamam a atenção

  • Use fotos de alta qualidade
  • Crie gráficos de tamanho adequado
  • Use fontes em cores e em negrito
  • Combine recursos visuais com sua marca

Otimize o conteúdo para Pinterest SEO

Como o Pinterest é um mecanismo de busca visual, ele tem seu algoritmo para classificar seus pins. Certifique-se de fazer uma pesquisa adequada em suas palavras-chave relacionadas a nichos. Procure que tipo de conteúdo seus concorrentes estão usando no Pinterest e use-os em seus títulos e descrição de Pin / Pastas.

Escreva o título e a descrição que chamam a atenção de seus pins para aumentar a CTR e a probabilidade de as pessoas comprarem de você. Use a palavra-chave direcionada de forma estratégica e natural em seu conteúdo para obter mais visualizações orgânicas por meio do Pinterest SEO.

Isso aumentará a visibilidade do seu pin e ajudará a impulsionar as vendas orgânicas se o conteúdo for atraente para os usuários.

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Implementar Rich Pins

Os Pins Avançados (Rich Pins) são botões que ajudam a mostrar informações adicionais, melhorando a experiência do usuário e aumentando a chance de engajamento.

Pinos ricos exibem informações extras de seu site junto com as informações de pins padrão, como foto, descrição e título. Ajuda a extrair o preço e as informações do produto, o que ajudará os usuários a visualizar as informações no próprio pin.

Os usuários de dispositivos móveis serão redirecionados para a página de destino do produto quando clicarem no botão comprar agora. Se você fornecer informações adicionais sobre o estoque do produto em seu site, o Pinterest ainda extrairá essas informações e mostrará aos usuários a disponibilidade do produto.

Existem quatro tipos de rich pins no Pinterest.

Rich Pins de produto: esses pins incluem preço, disponibilidade e link para a página do produto para compra. O objetivo principal desses pins é facilitar as compras.

Rich Pins de receita: esses pins incluem tempo de cozimento, ingredientes e tamanhos de porção.

Rich Pins de artigo: os alfinetes de artigo mostram o título da história, a descrição, o autor e o link para o artigo original.

Rich Pins de aplicativo: esses pins têm um botão de instalação por meio do qual os usuários podem instalar seu aplicativo sem sair do Pinterest. No entanto, atualmente, esses pinos são compatíveis apenas com o sistema operacional IOS.

O rich pin só funciona depois que você reivindica seu site no Pinterest. Portanto, aproveite esse recurso de comércio eletrônico para vender no Pinterest.

Faça uso de pins promovidos.

Se você não puder esperar que o algoritmo do Pinterest exiba seus pinos em sua busca, use os pinos promovidos. Se você tem um orçamento razoável e está procurando leads mais rápidos para sua empresa, tente trabalhar nos pins promovidos.

Os pins promovidos levarão o usuário-alvo ao produto ou página de destino desejada, onde você fornece as informações completas sobre o produto. Além disso, nos pins promovidos, você pode direcionar os usuários com base em sua idade, renda, dispositiva e localização. Isso ajuda a obter mais leads para o seu negócio em menos tempo.

 Organize seus painéis do Pinterest

O conteúdo de qualidade desempenha um papel crucial na conquista de mais clientes para o seu negócio. Tente organizar seus pins em grupos inovadores chamados de painéis no Pinterest. Certifique-se de que cada pin tenha imagens relevantes. Caso contrário, tente reorganizar os pins.

Se você tiver subtópicos em suas pastas, pode tentar criar novas seções e mover seus pins existentes para diferentes seções dentro das pastas. Por exemplo, se você está vendendo periféricos de computador como discos rígidos, pode criar uma pasta no disco rígido e posteriormente classificá-los em diferentes seções, como disco rígido de 1 TB, disco rígido de 2 TB, etc. Ter seus dados mais organizados ajudará os usuários a encontre facilmente o que procuram.

Crie etiquetas de produtos para comprar os pins

Assim que sua loja estiver conectada ao Pinterest, você terá acesso ao
catálogo de produtos . Agora, você pode usar a loja, o recurso de pins de aparência para marcar todos os seus produtos em um único pin.
Os Pins de produto ajudam você a expor seus produtos para pessoas no Pinterest que já estão procurando ideias e coisas para comprar.

Depois que o recurso é ativado, os produtos disponíveis são mostrados com pontos brancos e, ao passar o mouse sobre a imagem, os usuários podem encontrar produtos semelhantes e comprá-los.

Embora o processo de marcação de imagens seja manual, vale à pena investir seu tempo marcando os produtos relevantes para obter mais vendas.

Organizar pins de produtos em catálogos

Depois de ter uma conta comercial aprovada no Pinterest, os catálogos são a melhor maneira de impulsionar as vendas. Além disso, os catálogos também são ótimos para organizar os produtos em categorias.

Depois de obter a aprovação da fonte de dados do Pinterest, todos os produtos adicionados à sua loja serão automaticamente fixados na sua conta do Pinterest. Quando você tiver muitos pins, tente organizá-los em catálogos e exiba os anúncios de compras para obter melhores resultados.

Compartilhe algumas provas sociais.

A prova social desempenha um papel crucial na decisão de compra do produto de seus clientes. Tente entrar em contato com alguns influenciadores em seu setor e peça-lhes que promovam sua marca por meio de seus pins. Isso criará mais confiança em sua marca.

Resumindo, se qualquer usuário descobrir que seu produto está sendo promovido por celebridades ou influenciadores, seus clientes terão maior probabilidade de comprar seu produto, pois isso cria um sentimento de confiança. Se possível, tente fixar os comentários de seus clientes existentes também.

Implementar marketing de conteúdo

Avaliações de produtos, vídeos, guias e postagens de blog informativas ajudam a impulsionar mais vendas para sua empresa. Junto com os pins de seu produto, tente educar seus usuários com postagens de blog frequentes.

Crie e compartilhe pins de suas postagens de blog de qualidade com foco na conversão. Seria melhor criar uma estratégia de conteúdo sólida e experimentar diferentes ideias de pin para o Pinterest . Os melhores tipos de conteúdo para compartilhar no Pinterest são guias, tutoriais e DIYs. Certifique-se de que seus pins sejam visualmente atraentes para melhorar a CTR.

Analise seu desempenho usando o Pinterest Analytics

Agora que você concluiu todas as etapas básicas mencionadas acima, é hora de acompanhar o desempenho de seus pinos. O rastreamento regular de seus dados analíticos é essencial para tomar decisões de marketing inteligentes e para melhorar a taxa de conversão de seus produtos.

O Pinterest ajuda a analisar os dados para diferentes parâmetros como:

  • Impressões
    • Engajamentos
    • Público total
    • Público engajado

Você pode filtrar esses parâmetros diariamente, semanalmente e também mensalmente. Com esses dados, continue experimentando maneiras diferentes de envolver os clientes com sua marca e gerar mais conversões.

Como vender no Pinterest como afiliado:

O marketing de afiliados tem um grande potencial no Pinterest, e como já dissemos aqui neste artigo os dados de uma grande pesquisa mostraram que 47% de seus usuários estão visitando o Pinterest apenas para comprar e pesquisar novos produtos.

Isso mostra que os usuários têm a mente aberta, o que torna o Pinterest uma ótima plataforma para alcançar as pessoas que estão dispostas a comprar!

Uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro com o Pinterest é divulgar produtos como afiliado. Se você não sabe o que é isso, acalme-se e vou explicar:

O marketing de afiliados é um dos muitos ramos do marketing digital. Com ele, você pode ganhar comissões com base no valor da venda de cada produto, seja ele um produto físico ou infoproduto que são os mais comuns no mercado de afiliados.

Você pode se candidatar a ser afiliado de diversos tipos de produtos, desde que atenda às especificações definidas pelo fabricante/produtor.

Um dos grandes benefícios do marketing de afiliados é que os profissionais de marketing de afiliados não têm vínculos com os produtores e fabricantes, nem arcam com os custos e riscos de criar produtos do zero. Ele tem de cumprir regras de divulgação estipuladas pelos produtores e está pronto para promover e ganhar as comissões dos produtos com base no desempenho do seu trabalho de divulgação.

É importante ter uma estratégia de marketing de Afiliados para vender no Pinterest?

Sim é importante, pois o objetivo principal de divulgar seus produtos no Pinterest é fazer com que o seu conteúdo, ou seja, os seus pins cheguem a mais pessoas possíveis e para isso é necessário ter conhecimento da plataforma e uma estratégia para ter o máximo de alcance possível de seus pins e que eles cheguem às pessoas certas.

O Pinterest não é uma plataforma pessoal que é utilizada para autopromoção a exemplo do Instagram. No Pinterest os usuários têm uma “pegada” de grupo e dão grande importância à interação entre as comunidades. No Pinterest um dos objetivos principais é oferecer aos outros usuários a melhor experiência do seu material divulgado.

Neste contexto é importante ter uma estratégia para levar os usuários a clicar em seus pins e consequentemente conhecer e comprar seu produto.

Veja aqui algumas práticas para que você possa utilizar na sua estratégia de conseguir maior alcance e engajamentos dos seus pins:

• Em primeiro lugar você deve se informar bem sobre o produto que você deseja promover como afiliado.

• Definindo os produtos que você vai divulgar, crie pastas com o nome ou segmento deste produto e faça pins relacionados a ele.

• Mantenha uma constância em suas postagens o algoritmo do pinterest como de outras redes sociais adora regularidade.

• A primeira diretriz do Pinterest para links de afiliado é que eles sejam colocados sem encurtamento e sem redirecionamento.

• Use títulos chamativos e se possível com gatilhos mentais para ajudar a vender seus produtos a primeira vista.

• Como já dissemos o Pinterest é uma plataforma visual então abuse da beleza em suas imagens e seus pins.

• Lembre-se que nem todos que clicarem em seus pins com objetivo de venda, estão prontos para comprar seu produto, muitas vezes são melhor levá-los para seu blog ou site ou direto para um post com o conteúdo relacionado ao seu produto onde aí sim você coloca seu link de afiliado.

• As pessoas que clicarem no seu pin serão redirecionadas para um conteúdo relevante, provavelmente lerão outros artigos do seu blog, seu tráfego estará garantido e o Pinterest não poderá bloquear seu pin.

Resumindo!

Vender no Pinterest requer muita experiência, estratégia e compreensão do poder visual. No entanto, não é difícil ganhar experiência. Comece sua jornada de marketing no Pinterest seguindo as etapas mencionadas acima e frequentemente melhore suas habilidades de marketing no Pinterest.

 

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